Estado de necessidade (mito da caverna)
1565 palavras
7 páginas
Excelência, houve estado de necessidade, Art.24 do código penal diz o seguinte: “Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.”. Os cinco amigos ao adentrarem na caverna, não sabendo do perigo, foram surpreendidos por uma avalanche que fez com que pedras tampassem o caminho para que eles pudessem voltar. Após vários dias presos questionaram se poderia sobreviver sem comida pelos 10 dias restantes do resgate. Foram informados pelos médicos que NÃO poderiam sobreviver. Com essa informação entre eles foi feito um contrato oral, no qual eles tirariam na sorte para ver quem seria sacrificado para os outros sobreviverem. Roger convenceu os demais a tirar na sorte, sendo que ele próprio, após iniciado o “jogo” decidiu não participar havendo então uma quebra de contrato, agindo de má fé com os seus companheiros que continuaram a “jogar”. Como Roger não fez nenhuma alegação de defesa seus companheiros jogaram os dados para Roger, fazendo com que o próprio Roger fosse sacrificado para o bem dos demais.
O tempo que um ser humano pode se manter sem comida depende de diversos fatores. Para a endocrinologista Rosana Radominski, presidente do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a sobrevivência sem alimento varia conforme o estado nutricional do indivíduo. "Após quatro dias, um indivíduo de peso normal já começa a se debilitar se ficar totalmente em jejum" (noticias.terra.com.br)
LIMITE - 20 a 30 dias sem comer
RECORDE - Em dezembro de 2004, o carioca Erikson Leif ficou 51 dias, 22 horas e 30 minutos sem comer. Ele começou o jejum com 103 kg e terminou com 78,5 kg.
O QUE ACONTECE - Cai a taxa de glicose no sangue. Sem “combustível”, o corpo consome as gorduras. Depois, avança sobre as proteínas. A