Relação entre o filme A Ilha x O mito da caverna de Platao
Cena do filme “A Ilha”
Os sobreviventes viviam sob regras rígidas, tanto em termo de trabalho como de suas necessidades fisiológicas - atividades físicas, severo controle de saúde e psicológico – bem como socialmente - não podiam fazer amigos livremente nem namorar -, sendo mantidos em idade mental de aproximadamente quinze anos e não conhecendo nenhum passado real.Todos almejavam um dia ir para a ilha, algo que só aconteceria se fossem sorteados.
Um dos sobreviventes, entretanto, começou a questionar aquele tipo de vida. Em uma de suas escapadas dos ambientes permitidos do local, alcançou o hospital onde estavam alguns de seus colegas recém sorteados para irem à ilha, percebendo que eles eram sacrificados, depois de darem à luz ou de terem seus órgãos retirados para uso posterior. Cena do filme “A Ilha”
Após estas descobertas, conseguiu fugir, levando sua amiga, que acabara de ser sorteada. Na fuga, passa por um grande recinto onde pessoas eram mantidas dentro de cápsulas em estado vegetativo. Descobre que todos no abrigo eram clones de pessoas que viviam no mundo exterior e que o motivo de suas existências era meramente terapêutico, pois eram manipulados quando seus “donos” apresentassem algum problema de saúde. Era grande o valor financeiro investido para tal fim. O sorteio para a ilha se dava exatamente quando o “dono” ficava doente e necessitava de algum órgão do clone, ou seja, esse sorteio não existia.
Depois de muitas perseguições, o clone chega até o seu “proprietário”, consegue assumir todos os bens e