Estacas pré-moldadas
1. Definições:
1.1. Fundação profunda em estavas pré-moldadas de concreto: Sistema formado pelo conjunto do elemento estrutural de estaca pré-moldada de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado e o maciço de solo envolvente, ao longo do fuste e sob a base, com ampla faixa de capacidade de carga, desde 100kN até 5000kN, com dimensões da seção transversal variando ente 15cm a 80cm.
1.2. Nega: Penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do martelo. Em geral é medida por uma série de dez golpes; ao ser fixada ou fornecida, deve ser sempre acompanhada do peso do martelo e da altura de queda ou da energia de cravação no caso de martelos automáticos.
1.3. Repique: Parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do martelo.
1.4. Cepo: Elemento de madeira dura, com fibras dispostas paralelamente ao eixo da estaca, colocado sobre o capacete metálico sobre o qual se deixa cair o martelo.
1.5. Capacete: Elemento metálico, instalado no topo da estaca, cuja função é distribuir uniformemente as tensões dinâmicas que surgem em decorrência do impacto do martelo sobre a cabeça das estacas.
1.6. Coxim: Chapa de madeira de espessura variável, colocada entre a cabeça da estaca e o capacete, com dimensões e, planta e forma, compatíveis com as das estacas a serem cravadas.
1.7. Martelo: Componente do equipamento de cravação o qual fornece a energia necessária à instalação da estaca. Constitui-se de uma massa que cai, sobre a estaca, em queda livre ou de modo automático.
1.8. Suplemento ou Prolonga: Elemento metálico ou de concreto, desligado da estaca propriamente dita, utilizado para cravação da estaca no caso em que a cota de arrasamento estiver abaixo do plano de cravação, sendo retirado após a cravação.
1.9. Carga característica: Carga num determinado lote de estacas com mesmas características e comportamento semelhante, cuja probabilidade de