Estacas pre moldadas
Introdução
Estacas pré-moldadas, são elementos estruturais de uma fundação profunda, que já vão para a obra confeccionadas de acordo com o projeto estrutural.
São encontradas em concreto, metálicas ou madeira, e ainda em combinação de mais de um material, assim chamadas de estacas mistas. Ex: madeira + concreto, concreto + aço.
As estacas pré-moldadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percussão onde utiliza-se pilões de queda livre ou automático, prensagem onde utiliza-se macacos hidráulicos que reagem contra uma plataforma com sobrecarga ou contra a própria estrutura, ou vibração onde utiliza-se um martelo dotado de garras, com massas excêntricas que giram com alta rotação produzindo assim uma vibração de alta frequência à estaca, a escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo e dimensão da estaca, características do solo, condições da vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local.
As estacas devem ser usadas quando: 1. Transmitir as cargas de uma estrutura através de uma camada de solo de baixa resistência ou através de água, até uma camada de solo resistente que garanta o apoio adequado. 2. Transmitir a carga a uma certa espessura de solo de resistência não muito elevada, utilizando para isso o atrito lateral que se desenvolve entre o solo e a estaca. 3. Compactar solos granulares para aumentar a capacidade de carga desses solos. 4. Proporcionar escoramento lateral a certas estruturas ou resistir a forças laterais que se exerçam sobre elas (como o caso de pontes), nesses casos é comum utilizar estacas inclinadas. 5. Proporcionar ancoragem a qualquer efeito que tenha a tendência de “levantar” a estrutura (estaca de tração). 6. Alcançar profundidades onde não tenha a ocorrência de erosão ou outro efeito nocivo que comprometa a estabilidade da estrutura.
O uso de estacas pré-moldas trazem uma série de benefícios a obra como: 1. Facilidade de execução em