Central de materiais esterilizados
Ângela Nizio De Lima
Cristiane Rodrigues
Elaine Da Silva
Glaucio Tustanovski
Joseane Alves Dos Santos
Lucyelle Betiolo Teles
Marta Aparecida S. Da Fonseca Raymundo
Otília Mara De Oliveira Da Luz
Rodrigo Otávio Mazurosky
Salete Maria Westphal Carzino
Central de Materiais e Esterilização
Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – HUEC
Curitiba
2007
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Em visita realizada a Central de Materiais e Esterilização do Hospital Evangélico no dia 27 de junho de 2007 no período noturno, observou-se que o trabalho realizado com demanda ou fluxo, garante que não haja cruzamento de materiais não esterilizados para os já prontos para distribuição aos setores do hospital.
Os profissionais que trabalham no setor devem ser altamente treinados e qualificados para realização dos processos por eles aplicados. A central de materiais é necessariamente importante para prevenir infecção hospitalar garantindo assim a segurança do paciente e dos profissionais que atuam na área.
2 CENTRAL DE MATERIAL
A Central de Materiais é extremamente necessária em todos os ambientes hospitalares, para prevenção da infecção hospitalar. No hospital Evangélico a esterilização (processo físico ou químico através do qual são todas as formas microbianas, inclusive os esporos bacterianos) é do tipo centralizada, ou seja todo o material utilizado passa por este processo de esterilização no próprio hospital, sendo de fácil acesso para todos os funcionários, facilitando assim o serviço, garantindo maior eficiência, rapidez, controle de consumo, reserva de materiais entre outros. Os funcionários da Central de Materiais são divididos em dois turnos diurnos com 6 horas cada, e dois turnos noturnos em plantões de 12/36, todos com uma folga por semana. Só podem entrar no setor com todos os equipamentos necessários para que se