estacas pre fabricadas
Introdução
As estacas pré-moldadas enquadram-se na categoria das estacas de deslocamento, caracterizadas por sua introdução no terreno através de processo que não promova a retirada de solo. Elas podem ser constituídas por um único elemento estrutural (madeira, aço, concreto armado ou protendido) ou pela associação de dois desses elementos (e não mais do que dois), quando será denominada “estaca mista”. No entanto, de todos os materiais de construção, o concreto é um dos que melhor se presta à confecção de estacas e, em particular das pré-moldadas, pelo controle da qualidade que se pode exercer tanto na confecção quanto na cravação.
A cravação das estacas pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo, dimensão da estaca, características do solo, condições de vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local. A cravação por percussão é o processo mais utilizado, utilizando-se para tanto pilões de queda-livre ou automáticos.
Estacas Pré fabricadas
Definição: As estacas pré-moldadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percussão, prensagem ou vibração e por fazerem parte do grupo denominado “estacas de deslocamento”. As estacas pré-moldadas podem ser constituídas por um único elemento estrutural (madeira, aço, concreto armado ou protendido)ou pela associação de dois desses elementos (e não mais que isso), quando será denominada “estaca mista”. Quando as estacas pré-moldadas necessitam emendas, estas devem ser projetadas e executadas de modo a impedir a separação entre os elementos emendados bem como manter o alinhamento e suportar as cargas que ocorrem durante a cravação e o trabalho da estaca. Com respeito ao espaçamento entre as estacas pré-moldadas a NBR 6122 não fixa valores embora seja pratica adotar um espaçamento mínimo de duas vezes e meia o seu diâmetro (ou o lado), porem nunca