Estaca Strauss
A estaca Strauss é uma fundação indireta, sendo o tipo mais antigo de escavação mecânica que se tem conhecimento.
Ela pode ser em concreto simples ou armado, moldada in loco, executada com revestimento metálico recuperável.
Estas estacas foram desenvolvidas com o objetivo de substituir as estacas pré-moldadas que produzem forte vibração e ruído ao serem cravadas no solo.
Também são usadas para resistir a esforços verticais de compressão, de tração, ou ainda, esforços horizontais conjugados ou não, com esforços verticais.
Para a execução são necessários os seguintes equipamentos: tripé de madeira ou de aço;
– guincho acoplado a motor a explosão ou elétrico;
– sonda de percussão, com válvula para retirada de terra na sua extremidade inferior;
– soquete de 300 kg, aproximadamente;
– tubos de aço com 2,0 a 3,0 m de comprimento, rosqueáveis entre si;
– guincho manual para retirada da tubulação;
– roldanas, cabos e ferramentas.
Etapas de execução :
O processo se inicia com a abertura de um furo no terreno utilizando soquete, que ao atingir a profundidade de 1,00 a 2,00 metros, furo este que servirá de guia para a introdução do primeiro tubo “coroa”. Com a introdução da coroa, o soquete é substituído pela sonda de percussão, que por golpes sucessivos retirar o material abaixo da coroa.
Conforme a tubulação externa vai descendo, outros tubos são rosqueados em sua extremidade, até se atingir a profundidade onde a camada do solo seja resistente e/ou que tenha um comprometimento de estaca considerado suficiente para garantia de carga de trabalho da mesma.
Na etapa da concretagem, a sonda é substituída pelo soquete, e o concreto é lançado dentro da tubulação em quantidade suficiente que atinja aproximadamente uma coluna de 1,00 metro de altura.
Em seguida apiloa-se o concreto (com soquete) formando uma base alargada, uma espécie de bulbo também conhecido como "cebola".
Para formar o fuste, o concreto é lançado dentro da tubulação e