Estaca Strauss
http://escolaengenharia.com.br/estaca-strauss/# http://asfundacoes.blogspot.com.br/2012/03/estaca-strauss.html http://portalvirtuhab.paginas.ufsc.br/files/2013/11/Estaca-Strauss.pdf
Estaca Strauss
Técnica:
As estacas tipo Strauss foram projetadas, como alternativa às estacas pré-moldadas cravadas por percussão devido ao desconforto causado pelo processo de cravação, quer quanto à vibração ou quanto ao ruído. O processo é bastante simples, consistindo na retirada de terra com sonda ou piteira e, simultaneamente, introduzir tubos metálicos rosqueáveis entre si, até atingir a profundidade desejada e posterior concretagem com apiloamento e retirada da tubulação, como descrito abaixo:
- Fundação em concreto simples ou armado. Executada com revestimento metálico recuperável, abrangendo a faixa de carga entre 200 a 400 KN, com diâmetro variando entre 25 e 40 cm.
- O método executivo inicia-se pela abertura de um furo no terreno com um soquete para colocação do primeiro tubo, a coroa, aprofunda-se o furo com golpes de sonda de percussão. Conforme a descida do tubo, rosquea-se o tubo seguinte até a escavação atingir a profundidade estabelecida. O concreto é lançado o tubo e apiloa-se o material com o soquete formando uma base alargada na ponta da estaca.
- Para formar o fuste, o concreto é lançado na tubulação e apiloado, enquanto que as camisas metálicas são retiradas com guincho manual. Após a concretagem, colocam-se barras de aço de espera para ligação com blocos e baldrame na extremidade superior da estaca.
Esse tipo de estaca pode ser utilizado em locais confinados, terrenos acidentados e interiores de construções existentes, com o pé-direito reduzido. Podem ser utilizadas em locais com restrições a vibrações.
Características da Estaca Strauss
É uma estaca escavada. Em relação às estacas pré moldadas, sofre desvantagem pois por ser uma estaca escavada apresenta um empuxo ativo ocasionando menor atrito lateral entre a estaca e o solo.
A