estaca strauss
Sobre a Estaca Strauss
A Estaca Strauss é o tipo de fundação mais antiga de escavação mecânica que se têm conhecimento. Com a estaca strauss executam-se fundações em diversos tipos de solos. Ela é executada em concreto simples ou armado, moldada no local, executada com revestimento metálico recuperável. A estaca strauss está disponível no mercado com cargas e características técnicas seguintes:
Capacidade de Carga
Diâmetro Nominal
Diâmetro Interno de Tubulação
Distância Mínima do Eixo da Estaca
(t)
(cm)
(cm)
A Divisa
20
25
20
15
30
32
25
20
40
38
30
25
60
45
38
30
80
55
48
45
Vantagens
A estaca strauss apresenta vantagem pela leveza e simplicidade do equipamento que emprega. Com isso, pode ser utilizada em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construções existentes, com pé direito reduzido.
O processo não causa vibrações, o que é de muita importância em obras em que as edificações vizinhas, dada a natureza do subsolo e de suas próprias deficiência, sofreriam danos sérios com essas vibrações.
Por a estaca strauss ser moldada no local, fica acabada com comprimento certo, arrasada na cota prevista, não havendo perda de material nem necessidade de suplementação.
Nossos equipamentos para estaca strauss constam de um tripé de aço, um guincho duplo ou simples acoplado a motor a explosão (diesel) ou elétrico, uma sonda de percussão munida de válvula em sua extremidade inferior para retirada de terra, um soquete com peso compatível com o diâmetro da estaca, linhas de tubulação de aço, com elementos de 2,00 a 3,00 metros de comprimento, rosqueáveis entre si, um guincho manual (para máquina simples) para retirada da tubulação, além de roldanas, cabos e ferramentas.
Concretagem
Nesta etapa, a sonda é substituída pelo soquete.
É lançado concreto no tubo em quantidade suficiente para se ter uma coluna de aproximadamente 5,00 metros. Sem puxar a tubulação, apiloa-se o concreto