estaca straus
Campus Industrial de Marabá
Disciplina: Tecnologia de Obra e Infraestrutura
Docente: Ângelo Brito
Discente: Rayara Ramos
Andra Barbosa
Procedimentos relativos a fundação
A Estaca Strauss é uma fundação indireta, profunda (20 a 25m), escavada através de percussão, moldada no solo ou “in loco”. Durante a escavação não há vibração, nem ruído que prejudiquem construções vizinhas . A Estaca Strauss deve ser feita acima do lençol freático, é uma fundação em concreto simples ou armado, executada com revestimento recuperável (camisa metálica). É possível verificar durante a perfuração a presença de corpos estranhos ou matações, permitindo a mudança de local da concretagem . A execução da Estaca Strauss consiste em três processos:
Dimensionamento: determinação das seções, as localizações e profundidade que serão fornecidas pelo calculista da fundação.
Perfuração: após a locação dos pontos das estacas inicia-se a perfuração com o soquete (pilão), logo após o soquete é substituído pela sonda de percussão.
Torre para execução da estaca Strauss
Guincho para elevação da sonda Sonda para perfuração do fuste da estaca
Strauss
Colocação de água para “amolentar” o solo, facilitando sua entrada na sonda
Camisa metálica já posicionada
Sonda sendo suspensa para uma nova queda – momento em que o solo penetra para sua posterior retirada Camisa metálica não ultilizada
A sonda ainda se encontra no interior do fuste da estaca
A sonda sendo retirada do fuste, para a retirada do solo que nela penetrou Lama que está saindo de dentro da sonda
Operário
retirando a lama que ainda está dentro da sonda Concretagem: após alcançada a camada resistente, tem inicio a concretagem da estaca. vai-se lançando o concreto dentro do tubo molde e socando o mesmo com o pilão; á medida que isso é feito, quando se alcança mais ou menos 1 m de comprimento, vai se puxando,