Estabilizador de tensão
Prof:
Aluno:cassiano magalhaes
Data:07/03/12
Estabilizador de tensãoEste é um circuito que estabiliza uma tensão em 5 V, a partir de uma entrada variável, entre 7 e 4 V. Ele baseia-se no princípio do ”bombeamento de cargas” 1), utilizando somente dois capacitores eletrolíticos para se obter uma tensão de saída maior que a tensão de entrada.
Procurou-se obter um circuito o mais simples possível, e então a eficiência não ficou muito elevada. A corrente de saída também é bem limitada, em torno dos miliamperes, mas suficiente para alimentar a parte analógica do projeto Sonlumo.
• Esquemático: estabilizador.sch
• PCI: estabilizador.pcb / estabilizador_pcb.pdf
FuncionamentoA primeira parte do circuito é um simples multivibrador, cuja frequência de oscilação está configurada em torno de 20 kHz.
A saída deste sinal retangular é aplicada a um circuito bombeador de cargas, formado pelos capacitores C3 e C4 e pelos diodos D1 e D2.
Idealmente, a tensão estocada em C4 será o dobro de Vcc, no entanto, à medida que se consome corrente, esse valor tende a baixar. Se a tensão em C4 ficar acima de 6 V, então o CI 7805 consegue regular a tensão de saída em 5 V.
Protótipo
Eis como ficou a PCI deste simples circuito “quebra-galho”. Para este circuito em particular, verificou-se que o limite de variação da tensão de entrada está entre 4 e 7 V, de modo que se obtenha na saída um nível regulado em 5 V, com carga pequena, de 1