02 Alimenta O 2
INFORMÁTICA PARA ENGENHEIROS
ALIMENTAÇÃO
FONTE DE ALIMENTAÇÃO
Todos os componentes eletrônicos precisam de eletricidade para funcionar, assim como nós precisamos de comida. Essa eletricidade está disponível na casa de todos nós, através da rede elétrica. Entretanto, a rede elétrica comercial oferece uma tensão alternada de 110V ou 220V. acontece que os componentes eletrônicos necessitam ser alimentadas com uma tensão contínua, em geral com valores bem mais baixos que esse. No caso do micro, a maior tensão de alimentação utilizada é de 12V (utilizada por motores de discos rígidos, unidades de CD-ROM, etc.).
O papel da fonte de alimentação é justamente converter os 110V ou 220V alternados da rede elétrica convencional para as tensões contínuas utilizadas pelos componentes eletrônicos do micro. A fonte de alimentação do micro fornece tensões de 5V,
12V, -5V e –12V (fontes de alimentação ATX e NLX fornecem também 3,3V).
Esquematização do papel da fonte de alimentação do micro:
110V ou 220V
Tensão
alternada
Fonte de alimentação +3,3V, +5V, +12V, -5V, 12V
Tensão Contínua
Existem basicamente duas formas de construção de uma fonte de alimentação: a tradicional, chamada fonte de alimentação linear; e a fonte de alimentação chaveada. A do micro é a fonte de alimentação chaveada.
Funcionamento de uma fonte de alimentação tradicional:
Entrada tensão alternada
transforma dor Retificador
Filtro
Regulador
Saída tensão contínua Dependendo da estrutura da fonte, pode haver mais estágios e mais detalhes do que os apresentados, como, por exemplo, um estágio de proteção contra curto-circuito ou um filtro de linha na entrada da fonte, ou ainda, múltiplas saídas com tensões de alimentações diferentes. Os estágios básicos que todas as fontes tradicionais possuem são os seguintes:
Entrada: a tensão que entra na fonte é a tensão alternada da rede elétrica, 110V ou 220V (60 Hz ou 50Hz).
Transformador: a tensão é reduzida pelo transformador.