Componentes eletrônicos do PC
Computador
Um computador é um dispositivo eletrônico controlado por um programa (chamado sistema operacional), usado para processar dados.
Ele é constituído por componentes eletrônicos, especialmente circuitos integrados, miniaturizados e encaixados em pequeno pedaço de silício, usualmente chamado chip.
Esses circuitos integrados, os chips, são a essência dos computadores modernos, porque são eles que executam todas as operações. Tais operações, que os circuitos integrados executam, são controladas por um programa.
Sem um programa, um computador reduz-se a um conjunto de partes eletrônicas, que nada pode fazer.
Esse programa (o sistema operacional) é um conjunto ordenado de instruções que determina o que o computador deve fazer.
Estabilizador
A maioria dos estabilizadores tem a função de permitir que o usuário conecte múltiplos componentes em uma tomada de força. Mas um estabilizador de energia possui outra função extremamente importante: proteger o computador contra surtos de energia.
Um surto de energia, ou transitório de tensão, é um aumento significativo na tensão da rede elétrica, que em condições normais fornece 127 volts (Brasil) para a maioria das residências e escritórios. Se a tensão se elevar acima de 127 volts, há um problema na rede elétrica, e o estabilizador de energia ajuda a evitar que esse problema danifique seu computador.
Fontes de surto
Os surtos de energia ocorrem quando algo eleva a carga elétrica em algum ponto da rede elétrica. Isso causa um aumento na energia potencial elétrica, que pode aumentar a corrente que flui para a tomada de sua parede. Há vários motivos para isso acontecer.
O mais conhecido é o raio, apesar de ser na verdade uma das causas menos comuns. Quando um raio cai perto da rede elétrica, seja ela subterrânea, em um edifício ou na fiação entre os postes, a energia elétrica pode aumentar a tensão para milhões de volts. Isso causa um pico de energia extremamente grande