Estabilidade de taludes - Análise geoslope
Foi realizada a análise de estabilidade de um talude de um corte no terreno da Universidade Federal de Viçosa, nas proximidades do Posinho.
O corte topográfico do local foi escolhido e encontra-se indicado na Planta
Topográfica utilizada. A análise de estabilidade foi realizada com o auxílio do programa GeoStudio 2007 (SLOPE/W DEFINE).
A planta topográfica com a indicação do corte escolhido, o perfil transversal do terreno original e o perfil do talude com corte estão representados em anexo.
2. METODOLOGIA
O talude em análise é composto por dois solos diferentes, cujas propriedades foram adotadas como segue:
Solo 1: γn = 18 KN/m3; c = 20 KPa; φ = 25°.
Solo 2: γn = 16 KN/m3; c = 10 KPa; φ = 30°.
No programa GeoStudio, foram definidos inicialmente o tipo de análise a ser realizada, as propriedades dos solos e a poro pressão no talude. Foi utilizado o método Morgenstern-Price e definiu-se a poro pressão nula, a função f(x) de relações entre tensões laterais como semi-senoidal e as propriedades dos solos utilizadas foram as indicadas anteriormente.
Definiu-se então a malha de centros e raios de acordo com a previsão de possíveis cunhas de ruptura e efetuou-se a análise de estabilidade.
Desse modo foram obtidos o fator de segurança mínimo referente às malhas de centro e raio definidos, as linhas de contorno dos fatores de segurança e o raio e centro da cunha crítica. Este procedimento foi repetido com a redução das malhas de centro e raios de acordo com os resultados obtidos na análise anterior, de forma a refinar a análise e obter de fato a cunha crítica de ruptura, com seu respectivo centro e raio.
Os pontos que definem as regiões estão representados na Figura 1 a seguir e suas coordenadas na Tabela 1.
150
9
10
Elevação (m)
100
26
25
24
23
22
21
20
19
18
17
15
16
14
13
8
7
6
5
4
3
Unit Weight: 18 kN/m³
Cohesion: 20 kPa
Phi: 25 °
2
1