Estabelecendo Prioridades
Elaborado por Andrew Graham
O caso a seguir requer que os grupos trabalhem em conjunto a fim de formular critérios para a seleção de certas opções orçamentárias e, em seguida, aplicá-los a uma série de opções de gastos durante o processo orçamentário de um departamento policial. Permite envolver os participantes em um processo real de estabelecimento de prioridades orçamentárias. Cenário
Você é do conselho de polícia que supervisiona a Polícia Metropolitana. Parte das suas responsabilidades consiste em aprovar o orçamento da Polícia, antes que seja encaminhado ao município para incorporação ao orçamento metropolitano geral. Para tanto, as necessidades da Polícia diante da necessidade de contenção fiscal devem ser pesadas.
O município não pode derrubar a sua aprovação, a não ser que ele decida recorrer ao estado. Como você é legalmente incumbido da efetiva gestão dos serviços da Polícia Metropolitana, terá que comparar uma série de fatores para chegar às suas conclusões.
O comandante de polícia lhe apresentou uma série de projetos voltados para o aprimoramento do serviço, que estão muito além dos aumentos normais de custos, como os referentes a negociações salariais e ao aumento do custo dos combustíveis. Esses projetos representam mudanças nos níveis dos serviços, bem como na melhoria da qualidade do serviço em áreas técnicas. Esta é uma parte normal do processo de elaboração e aprovação do orçamento.
O comandante apresentou essas ideias em uma rodada de discussões informais sobre as prioridades que são definidas a partir de sessões internas de planejamento estratégico. Antes de voltar ao Conselho na próxima rodada, com a sua própria lista de prioridades, ele desenvolveu uma estratégia para sondá-lo. Também descobriu que, como o Conselho vem apoiando e desafiando ao mesmo tempo, ele desenvolveu uma
boa relação de confiança com os membros. Portanto, não vê