Exercicios feitos
-Fenômeno: Aquilo que se mostra, que aparece a nós. Aparece a nós primeiramente pelos sentidos.
-Logia: Capacidade de refletir, um discurso esclarecedor.
A fenomenologia é uma atitude de reflexão do fenômeno que se mostra para nós, na relação que estabelecemos com os outros, no mundo. Ela afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos- tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua “significação”. Os objetos da fenomenologia são dados absolutos apreendidos em intuiçao pura, com o propósito de descobrir estruturas essenciais dos atos e as entidades objetivas que correspondem a elas.
2) Para o autor, a fenomenologia religiosa consiste no estudo das expressões e manifestações sensoriais da religião, com o objetivo de apreender o seu significado último. Ao mesmo tempo que ela necessita dos subsídios de outras ciências e atividades humanas ela é independente.
3) Aspecto subjetivo: sentimento de total dependência do homem diante do sagrado.
Aspecto objetivo: constitui das estruturas e ações, ou seja, da oferenda e prece, dogmas e mitos, por onde o homem entra em contato com o sagrado.
4) No texto “ fenomenologia religiosa” o autor, na tentativa de comprovar a universalidade do fenômeno religioso, usa o exemplo do ateísmo. Para ele o ateísmo nega forças fundamentais e práticas de Deus.??????????
5) Feuerbach: Para ele a alienação religiosa segue-se dentro de uma teoria teologia buscando a razão e a essência do homem no mundo, mas o homem é essencialmente antropológico na característica humana, pois adquire sentimentos e sensibilidade. É desta forma que Feuerbach observa a alienação decorrente em cada individuo que busca