ESQUIZOFRENIA
Doença mental que se caracteriza por uma desorganização do eu e toda estrutura vivencial, atinge a três áreas do psiquismo: comportamento, afetividade e pensamento.
SINTOMAS POSITIVO
Alucinações (auditivas e visuais); Delírios (persecutórios, grandezas, ciúmes, somáticos, místicos e fantásticos); Perturbações da forma e do curso do pensamento (incoerência, prolixidade, desagregação); Comportamento (desorganizado e bizarro).
SINTOMAS NEGATIVOS
Pobreza do conteúdo do pensamento e da fala; Embotamento ou rigidez afetiva; Prejuízo do pragmatismo; Incapacidade de sentir prazer e emoções.
SINTOMAS DIAGNOSTICO
Audição dos próprios pensamentos ( sob a forma de vozes); Alucinações auditivas que comenta sobre o comportamento do paciente; Alucinações somáticas; Sensação de ter os próprios pensamentos controlados por outras pessoas; Isolamento social;
CLASSIFICAÇÃO QUANTO O CID
F20. 0 -Tipo Paranoide (Caracteriza por delírios persecutório, sistematizado acompanhado de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções). O paciente se afasta cada vez mais da sociedade. F20. 1 -Tipo Hebrefrênica. (Forma de esquizofrenia caracterizada pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as idéias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias, o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem freqüentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social) F20. 2 - Tipo Catatônico (Caracteriza por perturbações psicomotoras desde da imobilidade (flexibilidade cérea) a atividade excessivo, Negativismo, mutismo, movimentos involuntários (ecolalia e ecopraxia). F20. 3 - Tipo Indiferenciado F20. 5 - Tipo Residual (Caracteriza por ausência de delírios e alucinação, discurso desorganizado e comportamento desorganizado. Evidencia de sintomas negativos). F20. 6 - Tipos Simples (Transtorno caracterizado pela ocorrência insidiosa