esquerda e direita politica
1.1.1. Guerra Fria
Após a segunda mundial, as posições econômicas ficaram muito bem definidas: ’’ capitalistas’’ e ‘’socialistas’’, dessa forma sabia-se bem: partidos de direita apoiavam o liberalismo econômico do capitalismo, quanto os de partido de esquerda apoiavam as ideias econômicas comunistas.
Com a queda do muro de Berlim em 1989, essas posições ficaram menos claras. Com a dissolução da URSS, os partidos de esquerda começaram agregar ideias defendidas pela direita, surgindo varias subdivisões, como a extrema-direita, extrema-esquerda, centro-direita e centro-esquerda.
A Extrema-direita volta-se mais para o lado dos cidadãos, que são vistos como abaixo em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.
1.1.2. Direita Política no Brasil
No Brasil não existem partidos fielmente seguidores dos ideias Direitistas, porem existem dois que seguem condutas que se aproxima da ideologia da direita, como Democratas(DEM) e o Partido Progressista(PP).
Existe uma proposta de criação de um partido político novo, chamado Arena, que esta em fase de arrecadação de assinatura para ser reconhecido, auto-classificado como de extrema-direita.
O DEM é resultado da substituição do Partido da Frente liberal(PFL), suas políticas conversam com os ideias do liberalismo e conservadorismo liberal, afirmado ser defensor da ética, democracia e liberalismo econômico. Os Democratas se destacam como único partido conservador liberal no país, compondo com PSDB, PPS e outros partidos-anões oposição do governo Lula/Dilma.
O PP é o terceiro maior partido do Brasil, os princípios que regem o partido se referem à construção de uma sociedade livre, democrática, justa, pluralista, solidária e participativa, em que se ressalte o absoluto respeito à dignidade da pessoa humana. Conforme detalham em seu programa partidário, buscam um sistema econômico livre, que favoreça a prática das regras de