Direita, esquerda e as políticas públicas voltadas à educação
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DIREITA, ESQUERDA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO
ILHÉUS/BAHIA
JULHO/2012
ÉDER RAMOS
DIREITA, ESQUERDA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado a Prof. Fábio Bila na disciplina Políticas Públicas do Curso de Ciências Sociais da UESC.
ILHÉUS/BAHIA
JULHO/2012
RESUMO
O presente artigo objetiva apresentar e discutir as principais diferenças entre as implementações de políticas públicas voltadas a educação junto ao governo brasileiro, a partir da díade direita e esquerda parlamentar após o período da ditadura militar.
Palavras-chave: educação, partidos políticos, direita e esquerda
INTRODUÇÃO
Os partidos políticos são responsáveis por parte significativa dos destinos a que chega um país regido por um regime político democrático como é o caso do Brasil na atualidade. É principalmente a partir deles que formatam e partem as políticas públicas a serem implementadas no país, estado ou município junto a seus respectivos governo. Aqui tratamos especificamente das políticas voltadas à educação.
Em sua formação, os partidos políticos nascem a partir de uma carga ideológica trazida pelos seus componentes, que em tese, dá norte a filosofia partidária, e, por conseguinte no tipo de ações políticas que um determinado partido, representando os seus eleitores e ou associados, buscará a implementar junto ao governo.
Atualmente contamos com dois posicionamentos políticos básicos quanto à filosofia de partidos no Brasil, estes são os partidos de “esquerda” e os partidos de “direita”. Nota-se, no entanto que desde a gênese desses conceitos até os dias atuais, tem ocorrido “mutações” quanto à sua proposta inicial, ou ao menos, certa fragilidade entre tais posicionamentos ideológicos, principalmente no que diz respeito às políticas adotadas na prática partidária e governamental, bem como na condução das políticas