partidos, campanhas e voto
Disciplina: Partidos, Campanhas e Voto
1- A ideologia é uma das variáveis mais importantes quando se tenta estudar aspectos do comportamento eleitoral. Tendo em vista as diferenciações entre esquerda e direita, apresentadas nos textos trabalhados em sala, aponte os traços distintivos entre essas duas ideologias e aponte como essas questões têm reflexo sobre a decisão do voto. Ideologia são valores fundamentais ou a visão que o eleitor tem do mundo. Ou seja, são aqueles valores os quais os indivíduos vão arraigando desde a infância, quando são educados e ao longo da vida, como fundamentais.
A ideologia, ao lado da avaliação partidária, a situação socioeconômica do eleitor, do discurso político, personalismo (imagem dos candidatos), economia e voto retrospectivo (avaliação do governo), é um dos principais fatores determinantes do voto para a ciência política. Porém, há muitas controvérsias sobre o papel desempenhado por esse fator e se ele seria realmente um componente determinante da escolha eleitoral.
Alguns especialistas defendem que o eleitor não teria um cunho ideológico, visto que não conseguiria se identificar numa escala de esquerda-direita. Entretanto, em análises feitas por André Singer, Giovanni Sartori e Seymour Lipset provou-se o contrário; Segundo Singer, 60% do eleitorado brasileiro desconhece o sentido de esquerda e direita, mas vota com base em uma auto localização.
Desse modo, a “identificação ou sentimento ideológico” seria relevante para a definição do voto, pois embora os eleitores não consigam justificar o modo pelo qual votam, as ideologias estão presentes nele de forma implícita através dos valores que consideram importantes e como esses se encontram nas campanhas de um ou de outro candidato. Assim, esses valores ajudariam a prever o comportamento do eleitor, porque mostram uma coerência entre voto e ideologia, por mais que outros fatores venham a intervir.
Em