Portugal e energia solar
Parques Fotovoltaicos
A presença de parque fotovoltaicos em Portugal é cada vez maior, sendo este o grande trunfo do país para atingir os níveis ideias dos recursos naturais para as casas dos portugueses.
A Central Fotovoltaica Hércules, localizada no concelho de Serpa (uma das zonas mais favoráveis em toda a Europa), possui cerca de 64 hectares e tem cerca de 52 mil painéis fotovoltaicos, um número bastante elevado para uma zona tão pequena. Apesar da presença deste número elevado de painéis, estes estão instalados a cerca de 2 metros do solo, permitindo assim que o terreno continue a servir para a agricultura.
A construção deste parque foi iniciada em Maio de 2006 e foi inaugurado a 28 de Março de 2007, tendo a capacidade de fornecer energia elétrica a 8000 lares, evitando assim a emissão de cerca de 19 mil toneladas de dióxido de carbono para o ambiente.
A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, situada na vida de Amareleja e concelho de Moura, tem a capacidade de abastecer cerca de 30 mil lares, através de 2520 seguidores solares azimutais que possuem 104 painéis solares cada um. Esta central pode assim evitar a emissão de cerca de 86 mil toneladas de dióxido de carbono, sendo uma das maiores a operar em Portugal atualmente.
Existem ainda outros parques fotovoltaicos de menor dimensão, como é o caso do Parque Solar de Almodôvar, a Central