Esquerda: de ponta a ponta
A eleição do Lula marcou a 1ª vez que um partido esquerdista chega a presidência do Bananão. Mas o que significa ser de “ esquerda”? O termo abriga diversas correntes e quase todas elas se misturam sob a sigla do PT. O momento, portanto, é especialmente oportuno para decifrar quem são elas e de onde vem.
Socialista Pioneiro - Enquanto outros pensadores iluministas suíços, como Voltaire e Diderot, promoviam o liberalismo, seu colega Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) inspirou os revolucionários franceses chamados de jacobinos. Em seu livro A Origem da Desigualdade (1755), ele prega que o ser humano é naturalmente bom e é a sociedade, principalmente a propriedade privada, que cria vícios, pobreza e desequilíbrio social. Rousseau defendia uma democracia direta, em que os cidadãos não apenas votam como participam ativamente das decisões do governo.
O 1° Comunista Já no fim da Revolução Francesa, o jornalista Gracchus Babeuf (1760-1797) organizou a Conspiração pela Igualdade, considerado o 1° movimento comunista para valer. Babeuf queria derrubar o governo e fazer uma distribuição equitativa das terras e riquezas, mas seu golpe fracassou e ele acabou guilhotinado.
Batizado Histórico Durante a Ver. Francesa, (1789), a Assembleia Nacional reunia representantes das diferentes facções que haviam derrubado a monarquia. Os girondinos, que defendiam os grandes comerciantes e o liberalismo, sentavam-se a direita. Os jacobinos, que exigiam maior igualdade entre as classes, ficavam a esquerda. Dai vem o nome das duas correntes politicas que passariam a disputar o poder do mundo. Liderados por Robespierre (1758-1794), os jacobinos chegaram a comandar a França entre 1793 e 1794, impondo reformas violentas, mas não demoraram a ser destituídos pelos opositores.
Dupla Dinamica Em 1848, 2 filosofos alemães - Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) – publicaram o Manifesto Comunista, resumindo os principais pontos