Esquema sobre Educação Judaica
2. Os judeus não fixam um padrão de sistema à Educação. Buscam primeiramente o conhecer a si próprio.
3. os rabinos valorizavam o estudo como algo mais elevado, até mesmo que a oração. há quase 2000 anos, Josefo escreveu: “se a qualquer um do nosso povo se perguntar a respeito de nossas leis, ele responderá imediatamente do mesmo modo como se lhe perguntasse o seu nome. Como resultado de dar uma educação integral de nossas leis desde os primórdios, elas de certa forma ficaram gravadas em nossas almas.”
4. SABIAM => DEFESA país → exército DEFESA civilização → EDUCAÇÃO
Tornaram-se povo cujos heróis eram professores, cujas fortalezas eram escolas e cuja paixão era o estudo e o desenvolvimento da mente.
5. A Torá claramente indica a importância do estudo e crescimento mental desde o berço e por toda a vida. O propósito da educação sob a perspectiva bíblica é desenvolver indivíduos que tenham a capacidade de refletir sobre os valores éticos e morais contidos na Torá e, conseqüentemente, aplicá-los em seu cotidiano.
Educação é, antes de mais nada, uma obrigação dos pais. Eles recitam Deuteronomio 4x ao dia.
6. LAR → FUNDAMENTO EDUCACIONAL → Desenvolvimento moral da criança. “O QUE A CRIANÇA DIZ NA RUA, É O QUE OUVIU EM CASA DE SEU PAI E SUA MÃE” (Talmud Sucá 53 – Rashi).
7. CÇA EXTRAI CONDUTA FAMILIAR PARA SI, → PAPEL BRANCO EDUCADOR → EXEMPLO VIVO P NÃO CONFUNDIR
Podemos observar o vínculo de valores religiosos à conduta dos judeus. Assim como os Bacanais foram diminuindo até desaparecer com a introdução da conduta ética Cristã, o Judaísmo é capaz de moldar seu povo de acordo com as leis contidas no Torá, livro Sagrado.
Johnny tinha seis anos de idade e estava em companhia de seu pai quando este foi flagrado em excesso de velocidade. O pai entregou ao guarda, junto à sua carteira e habilitação, uma nota de vinte dólares. “Está tudo bem, filho “- disse ele. “Todo mundo faz isso”. Quando tinha oito anos, deixaram que ele assistisse a uma