Esquema de Introdu o TGA
As características que norteiam as atividades e necessidades de um administrador devem necessariamente passar pela utilização de ferramentas e ações. Direcionadoras de eficiência e eficácia. Um administrador não é avaliado pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas principalmente:
Pelo que ele consegue fazer (e não pelo que ele é).
Pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que consegue obter dos recursos disponíveis.
Pelo modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e filosofia de trabalho.
Pela capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. O planejamento se torna indispensável, verificações, acompanhamentos e supervisão de todas as ferramentas para se obter uma maior precisão nas decisões.
O administrador deve possuir algumas competências, como conhecimento, perspectiva, julgamento e atitude, além de habilidades que dentre elas são:
Habilidade técnica: é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.
Habilidade Humana: é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos.
Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações.
As variáveis básicas da TGA estão interligadas,
O administrador é um profissional cuja formação é ampla e variada: precisa conhecer disciplinas heterogêneas (como Matemática, Direito,