ESQUADRIAS
autores
Clélia Monastério
Gustavo Breternitz
A Representação de Esquadrias é muito importante em um desenho de arquitetura, nela devem conter as informações necessárias à sua execução. Entendem-se como esquadrias todas as portas e janelas de um projeto, independente de suas características.
I. PORTAS
Porta interna - Geralmente a comunicação entre dois ambientes não há diferença de nível, ou seja, estão no mesmo plano, ou ainda, possuem a mesma cota.
Externa - A comunicação entre os dois ambientes (externo e interno) possuem cotas diferentes, ou seja o piso externo é mais baixo. Nos banheiros a água alcança a parte inferior da porta ou passa para o ambiente vizinho; os dois inconvenientes são evitados quando há uma diferença de cota nos pisos de 1 a 2 cm pelo menos. Por esta razão as portas de sanitários desenham-se como as externas.
Outros tipos de porta: - Porta de correr ou corrediça
- Porta pantográfica
- Porta pivotante
- Porta basculante
- Porta de enrolar
II . JANELAS O plano horizontal da planta corta as janelas com altura do peitoril até 1.50m, sendo estas representadas conforme a figura abaixo, sempre tendo como a primeira dimensão a largura da janela pela sua altura e peitoril correspondente. Para janelas em que o plano horizontal não o corta, a representação é feita com linhas invisíveis.
Relembrando1
1- O que caracteriza o desenho de uma porta externa?
A- O sentido da abertura da porta deve esta representado no desenho na direção do piso de nível mais baixo no caso das portas principais de acesso.
B- Os ambientes que se comunicam tem planos de mesma cota.
C- A existência de diferença de nível entre os ambientes.
2- A que altura deve-se passar um plano de corte em um desenho de arquitetura?
A- A altura do plano de corte é escolhida de acordo com a vontade do projetista
B- O plano de corte deve passar a 1,50m do piso.
C- O plano de corte deve passar na altura que