Espécies de aves
Tem uma plumagem simples,pardo-avermelhada com desenhos brancos pintados de preto em cada um dos lados da cabeça,garganta e peito vermelho-vivo, que não alcança a exuberância do seu canto. Possui um bico forte e pés grandes e mede, em média, 12,5 cm. O seu habitat preferencial é o estrato inferior da floresta úmida, tanto em terra firme como principalmente em florestas várzeas. O uirapuru locomove-se rapidamente no solo ou no meio das folhagens. Pode se formar casais ou ficar em conjuntos com outras espécies de pássaros. Come principalmente, insetos, mas também se alimenta de frutas. O canto do uirapuru pode ser curto e forte, quando pretende demonstrar domínio do território; ou longo e melodioso, quando sua intenção é a atração sexual. Dura de
10 a 15 minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época da construção do ninho, e canta apenas cerca de quinze dias por ano.
Igualmente, crê-se que o uirapuru tenha o hábito de esperar até que outras espécies deixem o local para se alimentar, inspirando o ditado de que "enquanto os outros comem, o uirapuru canta".
Classificação cientifica-> Beija Flor Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média de 6 até 12 cm de comprimento e que pesam de duas a seis gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores. A maioria das espécies é tropical e subtropical e vive entre as latitudes 10ºN e 25ºS.
A maior biodiversidade do grupo encontra-se no Brasil e no Equador. Tal como a maioria das aves, o sentido do olfato não está muito desenvolvido nos beija-flores; a visão, no entanto, é