Classe Aves
CLASSE AVES
As aves são os mais bem conhecidos e os mais facilmente reconhecidos por que são comuns, ativas durante o dia e facilmente vista. São singulares na posse de penas que revestem e isolam o corpo tornando possível a regulação da temperatura, ajudam no vôo, a capacidade de voarem possibilita às aves ocuparem alguns habitats negados a outros animais, a coloração distintiva e as vozes das aves chamam a atenção dos olhos e ouvido humanos e muitas espécies de aves são de importância econômica por causa de seus hábitos alimentares.
Caracteres gerais
Corpo coberto com penas.
Dois pares de extremidades, o anterior transformado em asas para voar, posterior adaptado para empoleira-se, andar ou nadar (com palmouras), cada pé geralmente com 4 dedos, canela e dedos envolvidos por pele cornificada.
Esqueleto delicado, forte, totalmente ossificado, muitos ossos fundidos dando rigidez, a boca é um bico que se projeta com bainhas córneas sem dentes nas aves viventes, crânio com um côndilo occipital, pescoço geralmente longo e flexível, pelve fundida a numerosas vértebras, mas aberta ventralmente, esterno grandes geralmente com quilha mediana, poucas vértebras caudais comprimidas na parte posterior.
Coração com 4 câmaras: 2 aurículas e 2 ventrículos separados, persiste apenas o arco aórtico ou sistêmico direito, glóbulos vermelhos nucleares, ovais e biconvexos.
Respiração por pulmões compactos, muito eficientes, presos às costelas e ligados a sacos aéreos de paredes finas que se estendem entre os órgãos internos, caixa vocal ( siringe ) na base da traquéia.
Doze pares de nervos cranianos.
Excreção por meio de rins metanéfrico, o ácido úrico é o principal produto de excreção nitrogenadas, urina semi – sólida, sem bexiga urinária exceto nas emas e avestruzes, um sistema porta renal.
Temperatura do corpo essencialmente constante, endotérmico.
Fecundação interna, ovos com muito vitelo envolvidos por uma casca calcaria dura