Esporão do calcâneo
Introdução
É muito comum a procura pelos serviços de fisioterapia por pacientes com dor na região do calcanhar e sola do pé. O principal diagnóstico desses pacientes é o de esporão de calcâneo também conhecido com bico de papagaio.
As pessoas mais suscetíveis a ter esporão são mulheres com idade entre 40 e 50 anos, praticantes de esportes como caminhada e corrida. Há, ainda, incidência significativa de casos entre as que trabalham em pé por longos períodos ou que sofrem com sobrepeso.
A dor pode iniciar de forma insidiosa ou de forma aguda após algum trauma ou atividade que solicite muito o uso do calcanhar. Os pacientes referem dor ou desconforto na sola do pé, principalmente na região do calcanhar. Esse desconforto é pior pela manhã, nos primeiros passos ao se levantar da cama.
Conceito
O esporão do calcâneo é um problema ortopédico que surge devido ao crescimento Anormal de uma parte calcâneo, osso do calcanhar, formando uma espícula/protuberância, em formato de uma ponta de uma agulha, provocando assim uma dor muito intensa no local.
Essa espícula óssea pode se desenvolver na parte inferior ou posterior do calcâneo. O calcâneo é o osso de maior tamanho em toda a estrutura óssea do pé e suporta todo o peso do corpo, sofrendo um impacto intenso e constante.
Causas
O esporão do calcâneo afeta principalmente as mulheres, entre 40 e 50 anos, praticantes de caminhadas ou corridas e aquelas que trabalham em pé por longos períodos ou as que sofrem com o sobrepeso, uso de calçados inadequados. Mas ele pode afetar também os homens. A planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculos) e rígidas (fáscias). Na prática, essas estruturas aumentam a eficiência do impulso executado quando o calcanhar se distancia do solo.
Outros fatores de risco para o desenvolvimento de esporões do calcâneo incluem aumentos