RESUMO VERBUM DOMINI
A Verbum Domini é uma Exortação Apostólica pós-sinodal do papa Bento XVI aos bispos, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, publicada no dia 30 de Setembro – memória de São Jerônimo – de 2010, sexto ano de Pontificado.
Divide-se em uma introdução (1-5), três principais temas (6-120) e uma conclusão (120-124).
Introdução: “A PALAVRA DO SENHOR permanece eternamente. (...)vemo-nos colocados diante do mistério de Deus que Se comunica a Si mesmo por meio do dom da sua Palavra. Esta Palavra, que permanece eternamente, entrou no tempo. Deus pronunciou a sua Palavra eterna de modo humano; o seu Verbo “fez-Se carne” (Jo 1, 14). Esta é a boa nova”.
Com esta introdução o Papa anima-nos dizendo que a Palavra de Deus não envelhece, não está preza no tempo, Ela é viva e atual, sempre será Boa Notícia para os nossos ouvidos.
(...)”Desejo assim indicar algumas linhas fundamentais para uma redescoberta, na vida da Igreja, da Palavra divina, fonte de constante renovação, com a esperança de que a mesma se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial”. (...)“Portanto, exorto todos os fiéis a redescobrirem o encontro pessoal e comunitário com Cristo, Verbo da Vida que Se tornou visível, a fazerem-se seus anunciadores para que o dom da vida divina, a comunhão, se dilate cada vez mais pelo mundo inteiro. Com efeito, participar na vida de Deus, Trindade de Amor, é a alegria completa (cf. 1 Jo 1, 4)”.
A redescoberta e o encontro com a Palavra de Deus que é Cristo deve ser para nós motivo de alegria e, portanto, anúncio a outros irmãos que procuram a plena alegria.
I PARTE
VERBUM DEI
Na primeira parte o Papa fala sobre Verbum Dei, ou “O Deus que fala” (6-49) “A novidade da revelação bíblica consiste no fato de Deus Se dar a conhecer no diálogo, que deseja ter conosco”.
Essa é a novidade da revelação bíblica: É a automanifestação de Deus que