FASCITE PLANTAR
O que é Fascite plantar?
A fascite plantar é uma inflamação do tecido denso na sola do pé. Esse tecido é denominado fáscia plantar, uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura da planta do pé). Ele liga o calcâneo aos dedos e cria o arco do pé.
As forças de tração durante o apoio levam ao processo inflamatório, que resulta em fibrose e degeneração das fibras fascias que se originam no osso.
Para quem pratica corrida de rua, os pés podem ser focos de lesões devido à natureza da atividade física. Ela é sentida através de uma fisgada na planta do pé, que aparece porque a área tem uma curvatura natural e precisa se acomodar ao solo. Ou seja, essa tensão acaba sobrecarregando suas estruturas. O excesso de uso pode gerar inflamação, dor e rigidez na região.
Anatomia
A fáscia é uma faixa apertada de tecido conjuntivo fibroso denso que prende do calcâneo à base dos dedos do pé (viga para a manutenção do arco longitudinal medial). O tendão de Aquiles também se prende no calcâneo. Se o tendão está muito tenso, há uma redistribuição ao longo da fáscia. Se seu pé aplaina ou fica instável durante tempos críticos no andar ou ciclo corrente, o arco dobra puxando a fáscia plantar. Muita tensão pode rasgá-la. Isto resultará em dor e inchaço possivelmente. A fáscia retém músculos e tendões na planta do pé e dedos, reduz a compressão das artérias e nervos plantares e digitais e, talvez, auxilia o retorno venoso. Nos triângulos de sustentação existe o coxim adiposo responsável pela diminuição da pressão (amortecedor elástico). Parte da fáscia profunda, inferior às estruturas plantares, é chamada aponeurose plantar.
Demonstração da anatomia da sola do pé. Mostrando a fáscia plantar, as divisões da fáscia e suas particularidades.
Causas
A Fasceíte plantar é resultado de uma desordem nas fibras da aponeurose plantar, causada possivelmente por anormalidades anatómicas e uso excessivo. A Fascíte plantar surge com maior frequência em