Tese de mestrado
O esporão costuma se desenvolver devido a microtraumas e inflamação cronica da parte inferior do calcanhar, afetando não só osso calcâneo, mas também os tendões e a fáscia plantar (ligamento localizado na planta dos pés, cuja uma das extremidades fica aderida ao osso calcâneo). Os múltiplos microtraumas e a inflamação cronica ao longo de vários meses favorecem a calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, o que leva à formação dos esporões.
Causas de esporão do calcanhar
Qualquer situação que cause stress cronico à região do calcanhar pode provocar o desenvolvimento de um esporão. Como uma das extremidades da fáscia plantar fica aderida à base do osso calcâneo, a fascite plantar (inflamação da fáscia) possui os mesmos fatores de riscos que o esporão de calcanhar, sendo comum a coexistência dos dois problemas ortopédicos.
São fatores de risco para o desenvolvimento do esporão de calcâneo e da fascite plantar:
Idade acima de 40 anos.
Obesidade
Pé chato.
Pé cavo.
Prática de desporto de alto impacto nos pés, como corrida, ballet e dança.
Trabalhar muito tempo em pé, como seguranças, professores, cirurgiões, trabalhadores de fábrica, etc.
Uso excessivo de salto alto.
Uso de calçados pouco apropriados para os pés, como sapatos apertados, largos ou velhos.
Alterações da marcha, como pisar com o pé torto, principalmente com a parte de dentro dos pés.
Sintomas do esporão de calcâneo
Os esporões de calcanhar frequentemente causam pouco ou nenhum sintoma. A simples existência de um esporão não é suficiente para causar dor em cerca de 95% dos pacientes. Para haver dor é preciso existir também inflamação na região ao redor do calcanhar, geralmente com acometimento da fáscia