esportes nas cidades
Turma: 404
Professor: Erikson
Alunos:
Rugby
História do Rugby
Esta página tem o objetivo de esclarecer qual a origem do rúgbi (rugby), separando o mito da realidade histórica, sem, contudo, excluir um desses lados.
Jogos com bola e contato físico são praticados pelas sociedade humanas há milênios. Os romanos, por exemplo, praticavam o Harpastum, muito semelhante ao rúgbi moderno, no qual os atletas jogavam em equipes, e buscavam levar uma bola à outra extremidade da quadra de jogo, empurrando os oponentes. Autores antigos como Ateneu, Galeno, Sidônio Apolinário e Júlio Polux relatam a prática contemporânea.
Na Itália, na região de Florença, floresceu o Calcio, cujas regras foram formalizadas em 1580, segundo as quais 2 equipes com 27 jogadores deveriam conduzir a bola até o outro lado do campo adversário, em dois tempos de 50 minutos, contando ainda com juizes de campo e de linha. Os celtas, por sua vez, praticavam o Caid, ao qual se atribui grande influência sobre o rúgbi. Como afirma o historiador Hilário Franco Júnior, os jogos com bola são manifestações antropológicas, comuns a diversas sociedades humanas ao longo dos séculos. A origem específica do rúgbi está na própria Inglaterra industrial, dos séculos XVIII e XIX.
Mito
Tratar da história do rúgbi nos obriga a abordar tanto a origem mítica como as raízes históricas.
No ano de 1823, na Rugby School, na cidade de Rugby, Inglaterra, um aluno chamado William Webb Ellis, tomou a bola em suas mãos e, desrespeitando as regras do futebol vigentes na região (Rugby School Football Rules), que permitia que a bola fosse segurada com as mãos (mas somente se o jogador recuasse do ponto onde pegou a bola), avançou rumo ao campo adversário, enquanto os oponentes tentavam segurá-lo para impedir a sua progressão.
A evolução das regras:
As regras do rúgbi variaram muito ao longo do tempo. Até 1846, por exemplo, um try (que era chamado de touchdown,