Fichamento do livro "esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro
RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
p.2 “como foram sendo paulatinamente introduzidas as práticas esportivas modernas na sociedade brasileira, a partir do final do século XIX”.
p. 2 Análise da modernidade brasileira sob o ângulo da sociologia das emoções
p. 2-3 como na configuração “vão se produzindo os controles das relações inter-humanas, bem como o autocontrole de cada indivíduo, tomando como referência introdução e o desenvolvimento das práticas esportivas”.
p.5 “a esportivização da vida moderna pode ser altamente reveladora dos problemas da sociabilidade contemporânea”: processo de regressão das emoções.
“poderemos concluir que os espetáculos de excitação esportiva e de violência nos estádios são reveladores das tendências regressivas na esfera das emoções, mas também podem apontar para um futuro de maior integração social em termos nacionais e internacionais”.
p.7 estudo “pretende dar ao esporte um lugar possível para o entendimento das relações sociais que se estabelecem em algumas cidades brasileiras a partir de um dado instante em que as condições físicas, políticas e culturais tomaram um rumo específico, com uma concentração populacional cada vez maior, decorrendo de uma crescente inter-relação entre as pessoas e uma consequente diferenciação de funções”.
p.9 o processo de envolvimento do esporte não é tranquilo; diversos grupos estão envolvidos nisso.
p.13 “as relações sociais, com seus controles e dependências, têm no esporte um elemento de análise privilegiado e, entretanto, pouco aproveitado nos estudos realizados no Brasil”.
p. 15 refinamentos das ações do brasileiro: atenção crescente dada ao comportamento não presença do outro. Divertimentos e regras de comportamento
p. 16 mudanças na cidade rj com a vinda da família real e depois de 1850 (parecer com Europa); rural e urbano: mudanças
p. 17 chegada dos estudantes: com o tempo há um aumento na “rede de