resumo transformando suor em ouro
409 palavras
2 páginas
O líder Liberal ou “Laissez faire” que provem do francês significa “ deixai fazer, deixai ir, deixai passar”, é um tipo de liderança o Líder não se impõe aos liderados, dando total liberdade ao grupo nas tomadas de decisões, divisão das tarefas e sobre os companheiros de trabalho indicando possivelmente uma equipa madura e autodirigida que não precisa de supervisão constante, caso contrário os liderados podem perder o respeito pelo líder devido a liderança negligente e fraco, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los. Os elementos do grupo tendem a pensar que podem agir livremente, tendo também desejo de abandonar o grupo, visto que não esperam nada daquele líder. Como não há demarcação dos níveis hierárquicos, corre-se o risco do contágio desta atitude de abandono entre os subordinados. Este é frequentemente considerado o pior estilo de liderança, pois reina a desorganização, a confusão, o desrespeito e a falta de uma voz que determina funções e resolva conflitos.
Ponto e Contra-Ponto sobre o Estilo Liberal (Laissez Faire) de Liderar O estilo liberal é uma técnica de liderança cujo objetivo principal é avaliar o comportamento, o nível de conhecimento, habilidade, o comprometimento e a responsabilidade do subordinado. São características do estilo liberal: os subordinados são livres para estabelecer seus próprios planos e metas e o líder raramente se envolve em discussões, opinando apenas se questionado, interagindo de maneira superficial.
As situações nas quais este estilo possui maior eficácia e resultados são:
Para avaliar o resultado de um processo de capacitação de determinados subordinados;
Para contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança de seus subordinados;
Ao avaliar a maturidade do seu subordinado e da capacidade de relacionamento interpessoal entre seus pares principalmente em momentos de conflito.
A técnica dos estilos de liderança é simples e pode ser utilizada no dia a dia do exercício da