Resenha livro transformando suor em ouro
Desde cedo aprendeu que o valor da instrução é fundamental para o desenvolvimento cultural e profissional. Sempre foi disciplinado, mesmo antes de ter muita experiência já sabia que um atleta, mesmo sem ser excepcional, pode conseguir superar suas limitações com disciplina e hábitos saudáveis de vida.
Quando o assunto é dedicação aos treinos, Bernardinho gosta de citar Pat Tillman, jogador de futebol americano: “Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realidades”. Todas as pessoas têm objetivos e querem conquistá-los, mas é importante construir essa ponte. Disciplina não é apenas impor e seguir regras rígidas, é envolver-se verdadeiramente, é ter comprometimento, pois pessoas comprometidas fazem toda a diferença.
O livro “Transformando Suor em Ouro”, segundo Bernardinho, não é um livro autobiográfico, em que brilham seus melhores momentos como jogador e técnico, mas sim, uma história de liderança construída a partir de observações, teorias e conceitos, assimilados ao longo da trajetória ao lado de grandes equipes.
Quem poderia imaginar que no banco de reservas da seleção de vôlei, estaria sentado o maior técnico do voleibol brasileiro e um dos maiores símbolos de liderança do Brasil. Num país onde há a necessidade de se aprender a importância da cooperação, solidariedade, trabalho em equipe, Bernardinho é um exemplo a ser seguido. Ele fala sobre os problemas que enfrentou e enfrenta como treinador de equipes, problemas comuns a todas as pessoas no cada vez mais competitivo ambiente profissional, sobre o que fazer para trilhar os caminhos da vitória, encarar os desafios e pressões e vencer.