Bernardinho
Transformando Suor em Ouro
Apresentação
A obra fala sobre um dos melhores técnicos de esportes coletivo do mundo, Bernardo Rezende, o Bernardinho, que cresceu apaixonado pelo esporte, técnico dedicado da seleção masculina e feminina de vôlei do Brasil, uma história de liderança construída a partir de observações, teorias, conceitos, que assimilou sua trajetória ao lado de grandes equipes, que o ajudou a transformar suor em ouro.
Resumo
O livro reúne os fundamentos utilizados na busca pela excelência no voleibol, iniciou sua carreira com treinador na Itália, depois na seleção feminina de vôlei, até chegar à equipe masculina, onde está até hoje, mas possui também algumas passagens dos tempos de jogador, onde Bernardinho já apresentava as atitudes que hoje tem como técnico. Para Bernardinho, o espírito de equipe deve ser mantido a todo custo, no fim das contas, são as pessoas que fazem a diferença. Um exemplo de como esse valor está acima de qualquer individualidade foi o que ocorreu o corte do levantador Ricardinho no pan-americano Rio 2007. Antes do Pan, Ricardinho havia sido eleito o melhor levantador da última liga mundial, enfim, colocou em risco o valor de espírito de equipe da seleção. Mesmo o Pan sendo um título que essa seleção ainda não havia conquistado e se tratando do melhor levantador do mundo, o treinador colocou em risco essa conquista em prol do espírito de equipe. A essência dessa transformação é a crença numa equação simples que nada tem de matemática: TRABALHO + TALENTO = SUCESSO, para Bernardinho a ordem desses fatores altera o produto. Como exemplo de jogador, ele aposta no esforço e na perseverança, na disciplina e na obstinação.
Com os resultados e reconhecimento sucedidos na experiência da seleção feminina, Bernardinho começou a ser convidado a palestrar nas empresas sobre o seu trabalho e a relação que o esporte tem com os desafios do mundo corporativo. A