Gestão de Pessoas - Bernardinho
Na busca pelo reconhecimento e apoio dos liderados, os líderes precisam ser reconhecidos como habilidosos e capazes de influenciar os indivíduos e grupos. Nas organizações, eles são tidos como grandes influenciadores para estabelecer um ambiente propício ao alcance das metas.
Por gostar muito de esportes e associar os desafios de treinamentos e competições à vida cotidiana das organizações, escolhi falar de um líder que atua nos ambientes esportivo e corporativo. Trata-se de Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho técnico de vôlei.
Bernardinho, 54 anos, formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, atualmente não atua apenas no esporte mas também como empresário, escritor e palestrante. Há 30 anos é sócio de uma rede de restaurantes, além de ter participação em uma empresa de ensino à distância, ser sócio de uma fabricante de bicicletas e de uma rede de academias de ginástica. É também autor do livro Transformando Suor em Ouro, que vendeu mais de 400 mil cópias.
No esporte seus principais feitos são suas seis medalhas olímpicas, sendo uma como jogador e cinco consecutivas como técnico da seleção brasileira de vôlei. Isto sem contar inúmeros outros títulos à frente tanto da seleção como de equipes masculinas e femininas de vôlei.
Um dos fatores que me levaram a admirar Bernardinho como um grande líder é sua capacidade de orientar sua equipe e conseguir que todos busquem um sucesso em comum para o grupo. Acredito que ele consiga colocar toda a equipe em uma mesma direção por ser muito verdadeiro e emotivo, sendo um exemplo de líder transparente e autêntico.
Para Bernardinho a equipe