Esportes Coletivos
O Voleibol foi criado por Willam George Morgan nos Estados Unidos em 1895, quando trabalhava na Associação Cristã dos Moços, com objetivo de diminuir riscos de lesões e veio para o Brasil por volta de 1915, no colégio Marista de Recife, existe ainda outra versão de que ele chegou em 1917. Em 1947, foi criada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), dois anos mais tarde, teve o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Em 1954, foi criada a (CBV) Confederação Brasileira de Voleibol para desenvolver o esporte em escolas, cursos, organizar eventos, etc.
Com o crescimento do esporte, grandes empresas descobriram o poder de marketing que o Voleibol exercia na mídia e passou a patrocinar jogos e equipes, com o intuito de fazer propaganda de seus produtos e serviços, pois cada vez mais, pessoas pagavam para assistir os jogos, compravam produtos relacionados ao Voleibol, e mais times foram formados dentro do país, cada cidade, ou escola queria ter sua equipe, tanto feminino quanto masculino, adulto ou infantil, ganhando a adoração de várias pessoas.
O Voleibol é um tipo de esporte que pode ser praticado por vários tipos de pessoas, não importando idade, sexo ou classe social, pode-se encontrar em escolas, clubes, eventos, etc. O Voleibol, trás a inclusão social com a junção de pessoas que procuram por saúde e bem estar, tanto físico quanto psicológico, mas para quem não sabe ou tem o hábito de praticá-lo, deve ser acompanhado por um profissional para facilitar sua segurança e aprendizado.
Atualmente, existe a Superliga, o campeonato nacional mais forte do mundo, que conta com nomes de jogadores profissionais que ganharam muitos títulos importantes para o Brasil: Tande, Marcelo Negrão, Ana Moser e muitos outros. O Voleibol é o esporte mais praticado no Brasil, ficando atrás somente do futebol.
Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol