esporte
Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão reconhecer os tipos de passes de handebol.
Conteúdo: Introdução as técnicas do passe (acima do ombro e quicado) de handebol.
Metodologia:
Duração de 50 a 60 minutos de aula
Recursos Materiais: Tartarugas (coloquei as tartarugas como forma de marcar o campo do queimado invertido) e bolas
Atividade 1: O professor designará um aluno para ser o pegador e outro para ser o fugitivo. O fugitivo estará com uma bola na mão. Os demais alunos da turma estarão de pé, em duplas, um de costas para o outro, espalhados pela quadra. O fugitivo deverá passar a bola para um dos colegas dispostos em dupla. O aluno que receber a bola passará a ser o fugitivo e o fugitivo anterior toma seu lugar na dupla. O pegador se mantém até que consiga pegar algum fugitivo. Poderá haver aumento do número de bolas, assim como de pegador e fugitivo.
Atividade 2: Alunos divididos em quintetos em forma de quadrado com um aluno no centro com a posse de bola. O aluno do centro fará um passe para um dos colegas na ponta do quadrado e corre até a posição do colega, que fará o mesmo dando continuidade ao exercício. Ao comando do treinador eles alternarão entre o passe acima do ombro e o quicado.
Atividade 3: Os alunos estarão dispostos pela quadra e cada um será representado por um número designado pelo professor. O professor então dirá um número, o aluno correspondente a ele deverá começar a fugir enquanto os demais tentarão pegá-lo, mas só poderão fazer isso com a posse de bola, terá que ocorrer troca de passes, pois não poderá haver movimentação com as bolas nas mãos. Poderá haver aumento na quantidade de bolas em jogo.
Atividade 4: Haverá um pegador e os demais serão os fugitivos. O jogo começa como sendo uma tradicional brincadeira de pega-pega, no entanto, o pegador não poderá pegar o fugitivo que estará com a bola. Os fugitivos terão o objetivo de não deixar ninguém ser pego pelo pegador, mas não poderão dar mais