esporte
1) Frente ao exposto no filme, elabore uma reflexão acerca do modo de produção capitalista e suas formas de exclusão, fazendo uma correlação entre o filme e o texto.
O que pude perceber é uma das manifestações sociais voltada para as mulheres. O modo de produção capitalista não muda, somente aprimora.Cada vez mais ele visa o lucro com a exploração da força de trabalho das pessoas, no caso do filme as mulheres se viam obrigadas a trabalhar em uma fábrica, numa jornada de trabalho maçante e pesada, correndo riscos e recebendo salários baixos, fazendo um comparativo com a globalização a mesma teria um intuito de oferecer melhor qualidade de vida, justiça social e igualdade, porém o que na verdade acontece é a exploração dos trabalhadores, desigualdade social e moradia precária.A globalização veio para fortalecer ainda mais o modo de produção capitalista.Ao meu ver essa exploração dos trabalhadores acontece em maior proporção nos países mais pobres, e é neles que as industrias procuram se instalar visando assim mão de obra mais barata e salários reduzidos.
2) O texto nos remete ao entendimento sobre a globalização da economia e isto é muito visível no filme quando se trata da exploração dos trabalhadores pelos capitalistas. Explique.
A instalação de uma nova fábrica de produtos eletrônicos na pequena cidade de Juarez mexeu com toda economia do lugar. Tudo girava em torno e para beneficio da fábrica. As pessoas eram subordinadas a esse novo sistema de trabalho que explorava, ditava as regras e dominava aquele povo. Os órgãos públicos que deveriam defender os direitos das pessoas se omitiam para não prejudicar os interesses da fábrica. Na globalização também acontece algo parecido os países se tornam reféns dos ajustes internacionais e tem sua política social totalmente desestruturadas.
3) Como se apresenta a violência contra a mulher no filme, sendo esta, uma forma da manifestação social?
A mulher