Sociedade de proposito especifico e joint venture
Curso de Direito
Trabalho de Direito Empresarial
A Joint Venture e a Sociedade de Propósito Específico
Lucas Figueiredo Soares da Silva
Noturno
Belo Horizonte
2014
Lucas Figueiredo Soares da Silva
A Joint Venture e a Sociedade de Propósito Específico
Trabalho de Direito Empresarial apresentado no Curso de Graduação do Centro Universitário Newton Paiva Curso de Direito
Professor Braulio Lisboa Lopes.
Belo Horizonte
2014
1 – Introdução
O cenário atual reserva muitas oportunidades para os empresários em nosso país: aumento de renda da população, em especial das classes c e d; e estabilidade e crescimento econômico, o que gera condições favoráveis para o desenvolvimento das empresas. Ao lado das oportunidades residem inúmeros desafios que exigem muito cuidado: a alta carga tributária, a informalidade em vários setores e a carência em infraestrutura. De todos esses o mais estimulante está no próprio cerne do ambiente empresarial: a competitividade entre as empresas.
Como se manter ou se tornar competitivo para aproveitar o momento e construir o futuro” é a busca frenética de executivos e empresários de todos os setores.
É preciso conquistar novos mercados, ampliar a participação no mercado em que atuam, fortalecer suas marcas e enfrentar os concorrentes. Gerar respostas eficazes para as questões acima pode significar o sucesso no negócio. As respostas não são simples e exigem cada vez mais criatividade e inovação para serem encontradas, quer no campo gerencial e tecnológico, quer na relação das empresas com o mercado.
Nesse contexto, a cooperação entre as empresas tem se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas. Fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades, oferecer produtos com qualidade