Esporte
Assim, a violência diferencia-se de força,2 palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento quotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.
Essa violência no esporte caracteriza-se por um ato de brutalidade, abuso físico e ou psíquico contra alguém. Demonstra relações sociais calcadas na opressão, intimidação, medo e terror.
Entende-se que a violência não faz parte da natureza do ser humano, mas é resultado das relações sociais, nem sempre justas e igualitárias. Sendo assim, nas relações sociais é possível percebermos diferentes atos de violência sejam eles físicos ou não.
A violência no esporte se manifesta de diferentes formas no contexto, sendo eles: em violência física, violência psicológica, violência econômica, dentre outras. E quando observamos os diferentes casos, percebemos que eles se encontram em varios aspectos, tais como a família, a escola e o próprio esporte. Ações violentas estão cada vez mais presentes, afetando a população de um modo geral independente de sua classe social, etnia ou gênero.
Na mídia