nao sei o que escrever
Eduarda Detoni
Haline Raíssa
Direitos Políticos no Brasil
Trabalho apresentado a professora Claudimara Cassoli Bortoloto, pela disciplina de SOCIEDADE E POLÍTICA NO BRASIL da turma E41 da UTFPR-MD/2013
Medianeira - PR
01 de fevereiro de 2014
1. INTRODUÇÃO
Direitos políticos são um conjunto de regras estabelecidas constitucionalmente com o intuito de reger a vida social; refere-se à participação popular na vida política de uma cidade, estado ou país.
Os direitos políticos variam de lugar para lugar, dependendo exclusivamente do seu regime e sistema eleitoral. A constituição brasileira prevê como direitos políticos o voto universal (direito à sufrágio), voto em plebiscitos e referendos, direito à organizar manifestações e movimentos populares, e participar de partidos políticos.
O objetivo específico dessa resenha é discutir o que são direitos políticos, para que serve, como se aplicam e se cumprem sua função social.
2. DIREITOS POLÍTICOS
O Brasil passou por momentos graves nos quais a população teve seus Direitos Políticos violados. Na Primeira República, apenas uma pequena parte da população tinha direito ao voto, porém as eleições eram fraudadas e os eleitores eram repetidamente ameaçados e forçados na escolha de seus votos. A década de 1930 foi permitida uma ampliação do número de eleitores no Brasil, expandindo o direito ao voto à grande parte da população. Só que em 1937, Getúlio Vargas iniciou uma ditadura e suspendeu as eleições até 1945. Desta data até 1964, o Brasil viveu um período democrático, no qual a população pode votar, participar politicamente, se organizar em partidos e movimentos sociais, mas com o Golpe Militar, mais uma vez os brasileiros tiveram seus Direitos Políticos afetados. Por mais de 20 anos, a população brasileira ficou alheia ao processo de decisão do Presidente do país, o que só voltou a