Esporte na escola
Introdução
O esporte constitui na manifestação da cultura de maior sucesso nos dias de hoje. É surpreendente a influência dessa manifestação em nossa sociedade, capaz de mobilizar continentes inteiros antes, durante e após a realização das competições esportivas.
A sua influência percorre diversos segmentos da sociedade, como a economia, a cultura, a política e a educação. A presença do esporte na escola, especialmente nas aulas de educação física, está relacionada ao estudo e conhecimento e prática dessa manifestação cultural. O objetivo de se estuda-la nas aulas de educação física são o de entender, compreender, vivenciar e valorizar o esporte em nossa sociedade.
Justificativa
As aulas de educação física escolar não tem a função de preparar o aluno, física, orgânica, funcional e psicologicamente para ingressar no esporte. A escola deve propiciar outros momentos para isso, organizando os tempos e espaços para incentivar a iniciação, o desenvolvimento e prática esportiva. Um manual com orientações práticas, embasadas cientificamente, pode possibilitar aos professores e técnicos a implementação de programas esportivos organizados e sistematizados, contribuindo para o desenvolvimento do esporte no Brasil.
Objetivos
* Desenvolver um manual prático com orientações científicas e metodológicas, organizadas e sistematizadas de acordo com as faixas etárias, visando o desenvolvimento integral dos alunos.
Metodologia
O guia consiste numa encadernação disposta em capítulos de acordo com a formatação abaixo:
Título
O esporte na escola: Guia para desenvolvimento e prática do esporte na escola
Introdução
Capítulo 1
1- O esporte e a educação física escolar: diferenças e semelhanças
Muitas pessoas acreditam que esporte e educação física são sinônimos. Essa confusão, durante muito tempo, fez com que o esporte fosse praticado de forma inadequada dentro da escola. As tentativas de se desenvolver o esporte nas aulas de educação