Declaração de variaveis
* Um algoritmo, posteriormente um programa, recebe dado precisam ser armazenados no computador para serem utilizados no processamento; * Esse armazenamento é feito em memória; * Uma variável representa uma posição de memória possuída nome, tipo e valor, cujo conteúdo pode variar durante a execução de um programa.
* Exemplos
* Numero 1: real
* Nome: Caractere
* Nº1, nº2: inteiro
* Condição: Lógico
Comando de Atribuição
O Comando de atribuição ou simplesmente atribuição, é a principal maneira de armazenar uma variável. Para isto utilizaremos o símbolo= (igual)
Ex:
Resultado = 2+ 2
X = 4
Y = x+4
Z = “aula”
Ou
Soma<-1+! (VisalALG)
* Comando de Entrada
* O Comando de entrada é utilizado pra receber dados digitados pelo usuário. Os dados são recebidos e armazenados em variáveis.
* Exemplo
* Leia(x)
* Um ou vários caracteres digitados pelo usuário serão armazenados na variável X.
* Escreva (“Conteúdo de Y=”, y).
* Mostra a mensagem “conteúdo de Y=“ e em seguida o valor armazenamento na variável y.
Exercícios
1-Defina:
(A) Lógica de Programação
Programação lógica é um paradigma de programação que faz uso da lógica matemática. John McCarthy [1958] foi o primeiro a publicar uma proposta de uso da lógica matemática para programação.
A primeira linguagem de programação lógica foi a Planear, a qual permitia a invocação orientada a padrões de planos procedimentais de asserções e de objetivos. Com a necessidade de adaptação aos sistemas de memória muito limitada, que eram disponíveis quando ela foi desenvolvida. A linguagem Planear usava estruturas de controle de backtracking , de tal forma que apenas um único caminho computacional tinha que ser armazenado por vez. Em seguida, o Prolog foi desenvolvido como uma simplificação do Planner que permitia a invocação orientada a padrões apenas a partir de objetivos (também baseado em