esporte moderno
Apoiado na concepção do Associacionismo inglês, Thomas Arnold deu início à institucionalização do esporte através da elaboração de códigos, do estabelecimento de regras de disputas e, além disso, da criação de organizações responsáveis pelas suas direções e administrações.
Inclusive, tem-se a restauração dos Jogos Olímpicos por Frenchman Pierre de Coubertin e outros contribuintes, os quais organizaram os primeiros Jogos Olímpicos modernos de Atenas, em 1896. A nação grega e o mundo inteiro se abraçaram na maior celebração humana do planeta. O esporte mundial cresceu gradualmente ao lado da própria evolução do movimento olímpico. No século seguinte, os Jogos viajaram a diversos países, onde encontraram uma vasta gama de culturas e civilizações.
O Esporte Moderno
Durante muito tempo o termo esporte, ou desporto, foi usado para designar uma variedade de passatempos e divertimentos. No decurso do tempo, o termo desporto passou a ser padronizado como um termo para formas específicas de recreação na qual o desempenho físico desempenhava fator principal, com a presença de regras para manter as disputas sob controle. Estas atividades se desenvolveram primeiramente na Inglaterra e a partir daí se espalharam por todo o mundo.
A difusão a partir da Inglaterra de modelos de produção industrial, de organização, de trabalho e das formas de ocupação do tempo livre do tipo conhecido como desporto foi notável. Parece razoável imaginar que as formas segundo a qual as pessoas utilizavam seu tempo livre seguiu de mãos dadas com a transformação da maneira segundo a qual trabalhavam.
É possível que, tanto a industrialização como a desportivização, tenham sido sintomáticas de uma transformação mais profunda das sociedades europeias, que exigia de seus membros uma maior regularidade e diferenciação de comportamento.
A difusão a partir da Inglaterra de modelos de produção industrial, de organização, de trabalho e das formas de ocupação do tempo livre do tipo