SISTEMA CIRCULÁTORIO
O Sistema Circulatório é o encarregado de transportar alimentos, oxigênio e outros materiais, até os tecidos que necessitam desses elementos para o seu crescimento, manutenção e funcionamento.
O Sistema Circulatório está formado por: coração, artérias, veias e capilares, nos quais circula o sangue; e os vasos linfáticos por onde circula a linfa.
I – SANGUE É um liquido viscoso, de coloração avermelhada mais densa que a água; possui cheiro peculiar e sabor salgado. Essas características servem tanto para o sangue arterial quanto para o sangue venoso, sendo a coloração a única diferença. A quantidade total de sangue de um adulto é de aproximadamente 1/13 de seu peso total. Portanto uma pessoa que pesa 65Kg tem aproximadamente 5 litros de sangue, sendo que a maior concentração está no coração, grandes vasos, fígado, músculos e pulmões. A quantidade de sangue varia com a idade, o sexo, a musculatura, a atividade física e muitos outros fatores. Em estados patológicos, o volume pode aumentar ou diminuir.
AS FUNÇÕES DO SANGUE Transporte de oxigênio e gás carbônico; transporte de substâncias nutritivas, transporte de outras substâncias: enzimas, hormônios e anticorpos; auxilia na manutenção e equilíbrio da temperatura do corpo.
COMPOSIÇÃO DO SANGUE Se você observar o sangue no olho nu, ele aparecerá ser simplesmente um liquido opaco e homogêneo. Se, no entanto ao microscópio verá que o mesmo apresenta uma parte liquida, o plasma, ao qual possui em suspensão inúmeros corpúsculos microscópicos, as saber: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
A – HEMÁCEAS, ERITRÓCITOS OU GLOBULOS VERMELHOS São os que aparecem em maior número no sangue, na proporção aproximada de 5 milhões por milímetro cúbico no homem e 4,5 milhões na mulher; no recém-nascido, pode variar entre 5 á 6 milhões. Os glóbulos vermelhos ou eritrócitos – são células anucleadas, isto é, não possuem núcleo e a sua forma é de pequenas esferas