Fichamento
Autor (es): Prof. Dr. Carlos J. Martins e Profa. Dra. Helena Altmann
Disciplina: Esportes coletivos de oposição
Data: 12/03/2015
Nome: Gabriel Marlon da Silva Moreira
FICHAMENTO
Características do Esporte Moderno segundo Elias e Dunning
Síntese
1. O Termo Esporte Moderno
O termo “Esporte moderno” mostra sua diferença entre o esporte antigo e o tradicional. Este termo foi criado e usado muitas vezes por Nobert Elias e Erik Dunning. A dupla inventou um novo objeto de pesquisa que não foi tido como digno de estudos em ciências sociais. Na opinião dos autores, apesar da repetência de gestos e vocabulário, há mais diferenças entre á semelhança entre esportes modernos e tradicionais. Existe uma ideia universalista e continuísta, que admite a existência do esporte em todas as culturas antigas e contemporâneas.
Os autores mostram a importância de entender o esporte moderno na sua singularidade. Algumas características do esporte moderno diferenciam de outras formas de lazer e de afrontamentos, antigos ou correntes.
Elias e Dunning criaram uma ruptura com outras 3 perspectivas de analise: 1 - ruptura: colocar todos os esportes modernos em uma genealogia de longa duração que encontram ancestrais mais ou menos diretos.
2 - ruptura: supor que todas as sociedades dedicaram parte das suas atividades de lazer à prática esportiva.
3 - ruptura: explicar as razões das condutas por disposições psicológicas universais 1.1 A ruptura tradicional x moderno
O texto fala sobre, a divisão entre esporte moderno e jogos tradicionais, existe por uma contínua autonomização da área do esporte comparado á outras áreas. Tal divisão se expressa na constituição de tempo e espaços próprios ás práticas de esportes. Segundo a dupla, a divisão tem três grandes características: - O jogo e o espetáculo do jogo serem autônomos. - Secularização de religião. - Igualdade de chances entre os jogadores.
Devemos