Espistemologia
2) Os principais personagens da ciência na Grécia foram: Pitágoras que desenvolveu os principais básicos da matemática, área de conhecimento que é fundamental para a humanidade, sem contar que a matemática é considerada um prelúdio da ciência que é a dialítica. Aristóteles recusava o idealismo das ideias e admite que só o homem concreto existe. Na idade média Roger Bacon tinha ideias que iam além do mundo escolástico procurando aplicar o método matemático à ciência da natureza, fez diversas tentativas para torna-la experimental, principalmente no campo da ótiza. Pensadores árabes como Alkindi , transmitam os conhecimentos dos antigos no campo da ciência em geral, introduziram no ocidental os algarismos arábicos e criaram a álgebra.
3) Patrística: filosofia que auxilia a exposição racional da doutrina religiosa, e se acha contida nos trabalhos dos chamados Padres da Igreja, cujas principais preocupações são as reações entre fé e a ciência, a natureza de Deus e da alma e a vida normal. Escolástica: é a especulação filosófica-teológica que se desenvolve até o renascimento. Tem esse nome por ter sido dominante nas escolas que começaram a surgir durante o renascimento carolíngio.
4) A ciência medieval continua voltada para a discursão racional desligada da técnica e da pesquisa empírica , utiliza instrumentos de trabalho rudimentares. Não é experimental e não utiliza a matemática, ela é qualitativa.
5) Significa dizer que nesse período eles acreditavam que a Terra era o contra do universo.