Resumo de Espistemologia
Curso: Psicologia
Disciplina: Fundamentos Epistemológicos da Psicologia
Turma: N01
Professora: Tatiana Torres de Vasconcelos
Aluno: Jedson Soares da Silva
Data: 23/05/2014
Assunto: Resumo de parte da obra.
CASTAÑON, G. Introdução à epistemologia. São Paulo: EPU, 2007. p. 64-92
Gaston Bachelard, nascido na França Meridional em 1884, teve seus estudos interrompidos pela Primeira Guerra Mundial. Formou se em matemática no ano de 1928, e em filosofia somente em 1936. No entanto, já tinha escrito aquela que seria a sua oba prima, O Novo Espirito Cientifico.
As principais obras epistemológicas de Bachelard surgiram no período entre guerras em que o neopositivismo era praticamente sinônimo de Filosofia da Ciência. Portanto, essa disciplina se apresentava como fortemente antimetafísica e a-histórica, no sentido de se apresentar como busca de um método que tivesse validade a-histórica e apresenta uma reflexão epistemológica radicalmente antipisitivista, classificada por alguns como “Racionalismo Aplicado” e por outros como “Epistemologia Histórica”.
Para bachelard, não é a razão que filosófica que domestica a Ciência e sim, a ciência que instrui a razão, como afirma em Filosofia do Não.
Bachelard condenava o Empirismo tradicional por sua defesa do “absoluto” e condenava o “Racionalismo” e afirmava que ambos não dão conta do que acontece com a prática cientifico real, e que a razão absoluta e real absoluto são conceitos inúteis filosoficamente.
Afirma ainda que o conhecimento é sempre feito contra um conhecimento anterior. A ideia de um conhecimento que parte do zero é tola, é impossível anular ou suspender os conhecimentos habituais, os pré-conceitos e que a ruptura epistemológica, as vezes traduzidas como “corte epistemológico”, é um rompimento na continuidade do processo de acumulação de conhecimento.
Para Bachelard a forma do pensamento cientifica é “uma verdade sobre um fundo de um erro”. A dúvida para ele vai à frente do